top of page

O TEMPERO DA VIDA

Bom dia!

 

Hoje vamos a esse belíssimo filme: O Tempero da Vida. De Tassos Boulmetis, lançado em 2003, que mostra o relacionamento do turco Vasilis (Tassos Bandis), dono de uma loja de temperos em Istambul, com seu neto. Vasilis  Patriarca de uma família que tem raízes gregas, Vasilis,  transmite ao pequeno neto, Fanis (Markos Osse), seu saber ancestral sobre o mistério dos condimentos.

51LzOHRtGsL_edited.jpg

Ao lhe apresentar a poesia existente  no bem comer, ele desperta no  garoto  a paixão  pela cozinha. Vasilis ensina ao neto que, alimentos podem despertar muito mais do que o paladar em pessoas que sabem apreciar a boa culinária. Para ele, sentidos como, olfato, tato, visão e até mesmo audição configuram dimensões essenciais para a total apreciação de pratos bem feitos. Mais que isso, mostra que o próprio sal é determinante não apenas à comida, mas também à vida.

Em sua filosofia empírica, ele ressalta que a palavra “astronomia” está inserida em “gastronomia”, apontando com isso que a mágica da culinária é tão profunda e poderosa quanto a magia do universo. Dogmático, explica que receitas certas ou erradas podem influenciar, para o bem ou para o mal, o humor e as relações entre as pessoas.

Enquanto você assiste ao trailer, acesse a trilha sonora e deixe a sua alma se fundir com a beleza dessas músicas, mesmo porque, algumas vezes, precisamos de alguns momentos de introspecção para mergulharmos dentro de nós mesmos.

© Copyright 2015 | Cozinha do Fim do Mundo | Todos os direitos reservados
bottom of page