ABOBRINHA: saiba o que mais ela pode fazer pela nossa saúde
- valeria rodrigues alves
- 12 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jan. de 2021

Olá pessoal!!!
Mais um ingrediente para lá de saudável e que acredito, após lerem, terão razões suficientes para introduzi-lo em seus hábitos alimentares.
Nome científico : cucurbita pepo
A abobrinha é, assim como o tomate, considerada uma fruta legume que pertence a família das cucurbitáceas.

Um pouco de história: No período Paleolítico, as abóboras selvagens, ancestrais da abobrinha, eram consumidas pelos nômades da América Central, entre o México e a Guatemala. Ela foi cultivada pelos povos do Sul do México e serviam de recipientes, e também por suas sementes nutritivas (uma vez que nessa época elas quase não tinham carne). Foi no século XVI que os conquistadores espanhóis descobriram o askutasquash dos índios do Novo Mundo. Rapidamente eles apreciaram o sabor e levaram os grãos para a Europa nos Jardins Botânicos, a fim de estudá-los antes de começar a cultivá-los. Após 400 anos de sua descoberta, numerosas variedades foram desenvolvidas, e cada país selecionou um cultivo adaptando ao seu clima e à sua cozinha.
No Brasil encontramos duas variedades: a menina (Cucurbita moschata) e a italiana, que é a qual estamos nos referindo.
Na cozinha: Pode ser cozida na água, porém de preferência no vapor a fim de preservar todos os minerais. É aconselhável também comê-las cruas, para que se aproveite ao máximo suas vitaminas e oligoelementos.
Podemos também fazê-las grelhadas ou assadas com azeite e ervas, ou cruas (raladas) em saladas, ou ainda como espaguete (basta usar um ralador, existem vários disponíveis no mercado). Podemos usar ainda em recheios, omeletes, gratinados com queijo, em bolos, pães, couscous marroquino, etc..
Sabor : Leve e delicado

Propriedades Medicinais: Um de seus componentes é a rutina ou vitamina P, que auxilia no tratamento da tensão intra ocular. A rutina também auxilia na diminuição do mau colesterol (LDL).
A abobrinha possui uma excelente fonte de fibras eficaz no trânsito intestinal e é recomendada para pessoas que tem gastrite e úlcera. É rica em vitaminas e minerais como o Potássio, já citado acima, que é também eficiente para a saúde cardiovascular. Destacamos ainda a vitamina C que impede doenças como escorbuto e esclerose.
Auxilia na perda de peso em virtude de sua combinação com alto teor de fibra e umidade e um baixo valor calórico, ou seja, em cada 100 gramas temos somente 15 Kcal.
Previne o câncer: devido a presença de alguns antioxidantes, compostos fenólicos, flavonóides e carotenóides, ajudam a combater os efeitos nocivos dos radicais livres auxiliando dessa forma na prevenção de alguns tipos de cânceres.
É eficaz particularmente no Diabetes tipo 2. A vitamina do complexo B e a presença de zinco e magnésio ajuda a reduzir o açúcar do corpo, pois, a fibra e a pectina são essenciais para regular a taxa de açúcar no sangue.
Resumo de seus benefícios: baixa o colesterol, auxilia na perda de peso, previne o câncer, beneficia os diabéticos, mantém a saúde dos olhos, diminui a pressão arterial, beneficia a saúde da próstata, inflamação das articulações, e o sistema cardiovascular, hidrata a pele, contribui para a formação de colágeno e auxilia no crescimento do cabelo.
Conservação: Na gaveta de legumes da geladeira por 4 dias. Na hora da compra escolha as que estiverem bem firmes e com cores brilhantes.
Comments