top of page
  • Writer's picturevaleria rodrigues alves

CURRY DE GRÃO-DE-BICO


Boa tarde!

Se é apaixonado pelo país dos Deuses e gosta de especiarias e comida picante, então está no lugar certo. Não gosta? Aconselho a não deixar de conferir a receita, pois, vou dar dicas de preparação com outros tipos de especiarias e variações. Você é vegano? Não tem importância, pois, nessa receita também terá a sua vez.

Clique aqui para ir direto para a receita (CURRY DE GRÃO-DE-BICO)

Sempre gosto de começar falando sobre a origem dos pratos, e esse aqui é um pouco confuso já que Dal além de ser um prato feito com leguminosas também pode se referir a qualquer leguminosa como lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijão, etc.

Na Índia, (Desi) Chana é usado para se referir ao grão-de-bico preto, uma espécie de grão-de-bico menor, mais jovem e mais doce, enquanto Chana dal se refere a eles quando descascados e partidos. Os grãos têm então uma cor amarela que não deve ser confundida com Moong dal (feijão mungo) cujos grãos são menores e ovais.

Essa receita é popular no Norte da Índia, e sim, como não poderia deixar de ser, inúmeras maneiras de fazê-la, inclusive poderá criar sua própria versão, usando qualquer outra leguminosa e outros tipos de especiarias em menor, ou maior quantidade se já for habituado aos sabores.

Se não gosta de comida indiana, ou mesmo se não tem as especiarias em casa, poderá facilmente substitui-las ou mesmo surpimi-las e ainda assim terá uma refeição vegetariana deliciosa e vou mostrar como. Mesmo que não fique com sabor de comida indiana, será um prato delicioso e saudável.

Pode ser servido com arroz branco ou com qualquer um dos inúmeros pães indianos, acredite, um deleite.

Eu preparei nas duas versões, digo nas duas versões, porque em uma delas servi com arroz basmati, sendo assim, deixei com um pouco mais de molho.

A outra deixei mais seco e usei mini pães sírios abertos, passei manteiga e aqueci-os na frigideira.

Fazer esse prato é basicamente como fazer o seu feijão do dia a dia, a única coisa que muda é que você usará purê de tomate e especiarias, o restante como o cozimento, tempo de fogo, ou mais, ou menos molho e outros tipos de temperos, fica a seu critério. Super democrática.


Como sempre, pode ver o video, ir para o passo a passo ou ainda ir para a receita na íntegra, mas as dicas e substituições estão no passo a passo, enfim você decide.



Ingredientes:


Passo a passo

Bom, vamos começar pelo tomate, poderá usar purê de tomate já pronto ou fazer o seu. Eu optei por fazer, então, escolhi o tomate italiano rasteiro por ter menos sementes, menos água e pelo interior ser mais carnudo e mais adocicado, perfeito para essa receita ou qualquer outra receita com molho.

Acredito que todo mundo já conhece o segredinho para tirar a pele dos tomates, se ainda não conhece, vamos lá.

Faça um x no tomate. Leve uma panela ao fogo com água e assim que levantar fervura coloque os tomates e deixe aproximadamente 30 segundos. Como esse tomate é bem firme, não precisa interromper o cozimento com gelo, basta passar em água corrente, e retirar a pele com facilidade.

Daí é só cortar grosseiramente sem se preocupar com as sementes, pois, a quantidade é mínima e, acredite não fará diferença deixá-las. Já, se for usar tomate que tenha uma quantidade maior, é necessário retirá-las antes de processar ou passar pela peneira depois de processado.


Alho, cebola e gengibre

Eu usei a cebola roxa que não tem o sabor tão acentuado, mas pode ser qualquer uma e qualquer tamanho. Processe com o gengibre. O tamanho do gengibre é de acordo com o seu gosto, como eu gosto muito, coloquei um pedaço de 6 cm mais ou menos. Se não gosta do sabor intenso, use menos.

Eu não uso alho, não gosto, mas se gostar, pode usar 3 dentes de alho e processar com a cebola e o gengibre.


Especiarias em pó

Cúrcuma ou açafrão-da-terra, é super fácil de encontrar e tão saudável que recomendo não excluir da receita. Quanto ao cominho e ao coentro, a mesma coisa, mas pode diminuir a quantidade se não tem tanta intimidade com essas especiarias, mas acredite, faz toda a diferença.

Poderá substituir ou ainda acrescentar ingredientes como páprica doce, picante ou defumada para dar um sabor extra.

Pimenta vermelha em pó, super opcional, eu gosto bem apimentado, e a comida indiana é apimentada, mas obviamente essa é uma escolha pessoal.

Sal, usei o sal rosa.


Óleo e ghee

Pode substituir o ghee por manteiga, porém, se quiser uma comida vegana opte pelo óleo de coco ou outro de sua preferência.


Especiarias inteiras

Cravo, canela, louro, cardamomo: use, vai dar um super sabor, nem que seja em porções menores, dessa forma se não está habituado, irá aos poucos se integrando nesses sabores e aromas incríveis.

Quanto a pimenta inteira, também é opcional, ou ainda pode retirar as sementes.


Grão-de-bico: deixe de molho por 12 horas ou mais. Escorra a água e cozinhe na panela de pressão por 25 min aproximadamente. Despreze a água do cozimento.


Bem, vamos começar a cozinhar? Recomendo usar uma panela antiaderente de fundo grosso.

Comece aquecendo o óleo e o ghee e em seguida acrescente o cravo, a canela, o cardamomo, o louro e a pimenta. Se for usar inteira, fure-a antes.

Assim que começar a mudar de cor e a desprender os aromas, estará perfeito.


Acrescente então o purê de cebola, alho, gengibre e o sal, pois, ele ajuda a retirar a água da cebola. Mexa ocasionalmente até que fique douradinho, se estiver usando alho, não deixe dourar demais caso contrário o alho vai queimar e ficar amargo.


Agora adicione o purê de tomate e misture para que a pasta de cebola se integre aos tomates. Em seguida acrescente as especiarias em pó exceto o Garam Masala que será adicionado ao final.


Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não pegar no fundo. Esse processo é um pouquinho demorado, pois, embora o tomate tenha pouca água, ainda assim, precisaremos que evapore, sendo assim, esse tempo vai depender do tipo de tomate que usar.

Assim que a água tiver evaporado, o óleo vai se separar do purê, está na hora então de acrescentar o grão-de-bico que deverá estar escorrido. Acrescente uma xícara e meia de água.


Novamente tampe a panela e sempre em fogo baixo deixe até que o molho fique espesso. Acrescente o Garam Masala e deixe por mais cinco minutos.

Decore com coentro, mas, se não gosta, use salsinha.

Se for comer com arroz, pode deixar com mais molho, mas, se for com pão, deixe mais seco, mais consistente. Essa foto de baixo é para comer com pão.


Na foto abaixo, com mais molho e ainda acrescentei meio vidro de leite de coco, ele fica aveludado, adocicado, dos deuses!!


Pronto, agora já pode escolher como vai fazer e o que vai querer para acompanhamento. Ai meu Deus, vou ser repetitiva, posso😏? Com o molho mais denso servi com mini pão sírio passado na manteiga e depois aqueci na frigideira de ambos os lados e no outro servi com arroz basmati cozido no coco fresco, leite de coco e quiabo grelhado na finalização.

Você ainda pode fazer essa mesma receita para a lentilha, feijão branco, legumes, enfim, usar a mesma base para inúmeras receitas.




CURRY DE GRÃO-DE-BICO


Ingredientes:

2 xícaras de grão-de-bico cozido e escorrido

2 xícaras de purê de tomate

1 cebola média

1 pedaço de gengibre (5 cm aproximadamente)

2 colheres de sopa de óleo

2 colheres de sopa de ghee ou manteiga

1 colher de chá de cúrcuma (açafrão-da-terra)

1 colher de chá de coentro em pó

1 colher de chá de cominho em pó

1 colher de chá de Garam Masala

1 colher de chá de pimenta vermelha em pó (opcional)

4 a 5 bagas de cardamomo

4 a 5 dentes de cravo

1 folha de louro

1 pimenta dedo-de-moça (opcional)

Coentro para finalizar


Modo de fazer:

Processe a cebola e o gengibre.

Leve uma panela de fundo grosso e antiaderente ao fogo baixo e aqueça o óleo e o ghee. Adicione o cardamomo, o cravo, o louro e a pimenta vermelha. Assim que mudar de cor e o aroma se desprender acrescente o purê de cebola e o sal.

Deixe até ficar bem dourado e acrescente o purê de tomate. Misture e agregue as especiarias em pó, exceto o Garam Masala.

Misture, reduza o fogo, tampe a panela e deixe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente até que a água do purê de tomate tenha evaporado.

Junte o grão-de-bico e acrescente 1 xícara e meia da água. Tampe novamente e ainda em fogo baixo deixe até ficar bem denso se for comer com pão, ou com mais molho se for com arroz.




cozinhadofimdomundo@gmail.com

126 views1 comment
bottom of page