top of page
  • Writer's picturevaleria rodrigues alves

BOLO DE FUBÁ RECHEADO COM GOIABADA


Boa tarde!!

Normalmente, a cada 15 dias, faço um bolo aos sábados. Então, quando decidi fazer esse, eu não tinha nada que pudesse agregar sabor a ele e tampouco queria colocar laranja ou limão. Por outro lado, eu estava com uma preguiça enorme de sair para comprar ingredientes para que o bolo ficasse surpreendentemente saboroso. Pensei rapidamente, o que tenho que poderia usar? Lembrei que tinha um pacote de goiabada, mas queria um bolo um pouquinho diferente do usual, por isso usei esse mesmo ingrediente tanto no recheio quanto na cobertura. Na cobertura, derreti a goiabada no leite de coco para garantir um sabor extra de coco, e ainda finalizei com coco queimado. Ah! Esqueci, e claro, coloquei algumas pitadas de especiarias, razão pela qual o meu bolo não ficou com a cor tradicional do bolo de fubá, mas acreditem, é uma delícia e muito fácil de fazer. Poucos ingredientes, alguns, entretanto, podem ser dispensáveis ou trocados, como poderá verificar abaixo, e no final, no rodapé, algumas variações para esse mesmo bolo. Podemos dizer que temos ''Variações sobre um mesmo tema''. Garanto que, com ou sem especiarias, com ou sem cobertura é uma delícia. Aproveite e faça de várias maneiras, ou invente a sua, só não vale deixar de fazer.



 

BOLO DE FUBÁ RECHEADO COM GOIABADA



Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 180° C.

Corte a goiabada em fatias finas, cortei em cubos, mas aconselho a cortar em fatias finas para evitar que fiquem pesadas e acabem mergulhando na massa. Na sequência, empane-as na farinha de trigo e peneire para retirar o excesso. Reserve.

Bata no liquidificador os ovos, o leite, o açúcar e a manteiga derretida, em seguida, acrescente o fubá e bata novamente. Pode substituir a manteiga ou o ghee pelo óleo. Particularmente, não gosto de usar óleo em bolo doce, porque independente da marca, ainda assim, acho que fica com gosto, em todo caso é uma opção. Mas tem um detalhe importante, com o óleo o bolo fica mais fofo, mas nesse caso, como ele tem a goiabada como recheio, o ideal, realmente, é usar a manteiga para garantir que fique bem macio.

Em um bowl coloque a farinha de trigo, as especiarias e o fermento.

As especiarias são ingredientes opcionais, mas todos sabem que eu amo, tanto em doce como em salgado. Nesse caso, pode optar por canela, cravo em pó, noz-moscada ralada, anis-estrelado (só as sementinhas moídas), gengibre, cardamomo, enfim, as que mais gostar, uma ou duas, ou mesmo nenhuma, é uma questão de gosto.

Acrescente aos poucos a mistura do liquidificador, mexendo bem com o auxílio de um fouet (o fouet ajuda a dissolver possíveis grumos).

Por último acrescente a erva-doce. Aqui também a erva-doce é opcional, eu, por exemplo, tenho um amigo que detesta, então, repetindo, a seu gosto. Detalhe, toste-as antes, para que os sabores fiquem mais acentuados.

Unte uma forma redonda, coloque metade da massa, a goiabada empanada na farinha.

Coloque o restante da massa por cima e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente, 45 minutos.

Espere ficar morno para desenformar.

Enquanto isso, em um bowl, coloque o restante da goiabada, acrescente 3/4 xícara de leite ou leite de coco e leve ao micro-ondas por 2 a 3 minutos, dependendo da potência, mexendo a cada um minuto. Coloquei leite de coco porque adoro, tanto em doce quanto em salgado, mas pode utilizar leite ou até mesmo água. Se ficar muito grosso acrescente um pouco mais de líquido.

Assim que a goiabada estiver derretida despeje sobre o bolo. Para ficar ainda mais tentador, acrescentei coco queimado por cima.

Gente, esse bolo é muito fácil e é realmente uma delícia. Acompanhado de uma xícara de chá ou café, não tem melhor. Como pode ver, o meu não fica com cor do fubá por conta das especiarias.

Obs.: no rodapé vou dar algumas sugestões de variações.

 

BOLO DE FUBÁ RECHEADO COM GOIABADA

Ingredientes:

150 g de fubá

125 g de farinha de trigo

200 g de açúcar refinado

260 ml de leite

125 ml de manteiga derretida ou ghee ou óleo

1 colher de sopa de fermento em pó

2 ovos

Especiarias diversas (opcional)

1 colher de café de canela

1/2 colher de café de cardamomo em pó

1 pitada de cravo em pó

1 pitada de gengibre em pó

1/2 colher de café de noz-moscada ralada

1 anis-estrelado moído (somente as sementinhas)

1 colher de chá de erva doce tostada

Recheio

150 g de goiabada cortada em fatias finas

2 colheres de sopa de farinha de trigo

Cobertura

120 g de goiabada cortada em cubos

3/4 de xícara de chá de leite ou leite de coco

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180° C.

Recheio: Corte a goiabada em fatias finas, empane-as na farinha de trigo, retire o excesso e reserve.

Massa: Bata no liquidificador os ovos, o leite, o açúcar e a manteiga. Em seguida acrescente o fubá e bata novamente.

Em um bowl junte a farinha, o fermento e as especiarias em pó e em seguida agregue o conteúdo do liquidificador misturando bem com um fouet.

Por último acrescente a erva-doce tostadas.

Unte uma forma redonda e coloque metade da massa, disponha as fatias de goiabada e por cima o restante da massa.

Leve em forno pré-aquecido a 180° C por 45 minutos, aproximadamente, ou até que ao espetar um palito, saia limpo.

Desenforme quando estiver quase frio.

Cobertura: Leve ao micro-ondas a goiabada picada com o leite ou leite de coco por aproximadamente 2 a 3 minutos (dependendo da potência) mexendo a cada um minuto para dissolver a goiabada. Se ficar muito grosso acrescente um pouco mais de líquido.

Despeje por cima do bolo e se ainda quiser mais sabor polvilhe coco ralado queimado,

ou ainda, como uma segunda opção, pode polvilhar açúcar de confeiteiro com canela.

Algumas variações

Recheio: pode colocar sobre a goiabada algumas fatias de queijo meia cura, ou ainda, algumas colheres de requeijão cremoso, ou creme de ricota.

Cobertura: se dispensar a cobertura, poderá derreter a goiabada deixando-a bem cremosa e servir individualmente sobre as fatias do bolo com uma ''quenelle'' *** de requeijão ou creme de ricota.

A mais fácil de todas, pode polvilhar o bolo com açúcar de confeiteiro e canela.

Bom, acho que não tenho mais sugestões, mas quem fizer alguma coisa diferente por favor me conte, para que possamos acrescentar a sugestão aqui.


Sem especiarias e com especiarias

Com cream cheese e coberto com açúcar de confeiteiro e canela




*** Quenelle, explicando rapidamente, é uma técnica utilizada para moldar um sorvete, ou alguma coisa mais cremosa, com o auxílio de duas colheres. Ressalto, porém, que os ingredientes que serão moldados deverão estar bem gelados e as colheres molhadas em água fria antes da moldagem. Basicamente é isso, poderemos explicar melhor mais adiante. Evidentemente você poderá simplesmente colocar o requeijão, ou ricota por cima da goiabada, afinal não somos profissionais, apesar dessa técnica ser bem fácil.

79 views0 comments
bottom of page